Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Pitanga - Eugenia uniflora

Pitanga(Eugenia uniflora ) é uma árvore da familia Myrtaceae, tambén conhecida como pitanga-vermelha e cerejeira-brasileira.

Características

Árvore que pode atingir até 10 m de altura com tronco irregular, muito ramificado, de coloraçao avermelhada e casca que pode desprender-se ocasionalmente. Folhas ovais avermelhadas quando jovens e de coloração verde-intensa posteriormente, brilhantes, com aroma característico quando maceradas. Fruto arredondado, achatado nas extremidades com sulcos longitudinais, de coloração alaranjada a vermelho-intenso na maturação. Polpa vermelho e carnosa, envolvendo urna semente de coloração esverdeada.

Pitanga é uma palavra proveniente da língua tupi que quer dizer vermelho-rubro. E ela é, de fato, fruta vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, gostosa de se comer, refrescante, refrigerante. Como se dizia há muito tempo atrás, “grande calmante do sangue”. O sabor adocicado da polpa da pitanga, levemente ácido e de perfume característico próprio, tem lugar certo no paladar brasileiro. O ato de comer pitangas colhidas diretamente no pé tem, também, espaço garantido na cultura e nos sentimentos mais brasileiros. Sua imagem delicada, sua forma arredondada de gomos sutis e sua vermelhidão exagerada são símbolos da terra.

Nascendo em pequenas ou grandes árvores, a pitanga, quando cultivada, é fruta típica e própria para quintais e pomares de residências urbanas ou sítios, onde a ornamental pitangueira pode compor bonitas cercas vivas e jardins.

A floração da pitangueira é abundante, branca e perfumada. Na época da frutificação, a árvore se transforma, chamando a atenção mesmo quando vista de longe, pois seus ramos ficam completamente pintados de um vermelho brilhante te, atraindo grande quantidade de pássaros, crianças e adultos que se esqueceram de crescer. E todos eles podem se deliciar com o sabor dos frutinhos maduros.

Época de frutificação e florada

Flores brancas aromáticas que florescem de agosto a novembro, já os frutos aparecem de outubro a janeiro.

Pitangas maduras, Parque da Vila Guilherme (São Paulo - SP)

Cultivo

Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido. Não é exigente quanto ao solo. A propagação pode ser por sementes e enxertia. Não há plantio em grande escala no Brasil.

Aves mais atraídas pela planta

Em um estudo realizado em uma propriedade rural em Ijuí (Rio Grande do Sul) foram registrados 16 espécies de aves alimentando-se dos frutos de Eugenia uniflora: Penelope obscura, Miyopsitta monachus, Trogon surrucura, Pitangus sulphuratus, Elaenia flavogaster, Mimus saturninus, Turdus rufi ventris, Turdus leucomelas, Turdus amaurochalinus, Paroaria coronata, Gnorimopsar chopi, Icterus cayanensis, Cacicus haemorrhous, Oreopsar baduis, Thraupis sayaca e Thraupis bonariensis.

|

Ocorrência natural

Matas dos Estados de Minas Gerais até Rio Grande do Sul.

Referências